PIS/Pasep: Perdeu o Prazo para o Dinheiro “Esquecido”? Saiba Como Consultar Seu Saldo

Anúncio

Os valores “esquecidos” no Pis/Pasep foram disponibilizados e o prazo para retirada simples do valor se esgotou. De acordo com a Caixa Econômica Federal, aproximadamente 10,4 milhões de pessoas tinham recursos disponíveis para serem retirados.

Agora, os valores não resgatados foram transferidos para o Tesouro Nacional, e será necessário um processo administrativo para realizar o saque desses benefícios. Porém, é possível consultar o saldo disponível seguindo alguns passos simples.

A consulta pode ser feita através do aplicativo do FGTS, o qual informará o saldo disponível para retirada. Aqueles interessados no saque terão ainda um prazo de cinco anos para fazer uma nova solicitação de retirada junto ao governo, por meio de procedimentos administrativos.

Esclarecendo algumas dúvidas

O que são as cotas do PIS/Pasep?

As cotas são os recursos do PIS/Pasep destinados a trabalhadores com registro em carteira antes de 1988. Ao contrário do abono salarial, que é pago anualmente, o saque integral do saldo das cotas dos titulares de contas individuais do PIS/Pasep foi liberado em 2019.

Em 2020, o conhecido Fundo PIS/Pasep deixou de existir, e seu valor foi transferido para o FGTS, mas as contas individuais foram mantidas.

Quem tem direito?

Têm direito às cotas aqueles que trabalharam com registro em carteira como servidor público ou da iniciativa privada entre 1971 e 1988 e ainda não realizaram o saque.

No caso de trabalhadores falecidos, os herdeiros comprovados podem retirar o saldo. De acordo com a Caixa, os valores podem ser movimentados pelo aplicativo FGTS.

As cotas do PIS/Pasep correspondem aos recursos destinados aos trabalhadores com registros em carteira anteriores a 1988. Diferentemente do abono salarial, que é pago anualmente, o saque integral do saldo das cotas dos titulares de contas individuais do PIS/Pasep foi permitido em 2019.

pis/pasep
pis/pasep

Como fazer a consulta e o saque do valor

Para que seja possível sacar ou consultar as cotas do PIS/Pasep referente aos anos entre 1971 a 1988, o interessado deverá acessar o aplicativo oficial do FGTS, que é gratuito e está disponível para dispositivos Android e iOS.

A informação estará logo na tela inicial da plataforma após efetuar o seu login. Já para fazer a solicitação do saque, toque na opção “Você possí saque disponível” e em seguida “Solicitar o saque do PIS/Pasep.

Por fim, escolha entre uma das opções de saque, confira todos os seus dados e depois conclua o procedimento selecionando “Confirmar saque”. Vale mencionar que a transação não tem custo algum e o valor será creditado na conta bancária informada pelo beneficiário.

No caso de pessoas falecidas

Trabalhadores falecidos que possuem cotas do PIS/Pasep disponíveis podem ter o valor restagado por um beneficiário apto, conforme as regras estabelecidas para tal.

Assim como no caso do procedimento mencionado no tópico anterior, este também deve ser realizado por meio do aplicativo Meu INSS. Selecione “Meus Saques” e depois clique em “Outra Situação de Saque”.

Por fim, escolha “PIS/Pasep – Falecimento do Trabalhador” e depois encaminhe todas as documentações necessárias para confirmar esta solicitação. Vale mencionar ainda que este app ainda oferece outros recursos, como consulta de extrato, atualização de dados e mais.

Para outras dúvidas

Se você quiser esclarecer qualquer dúvida pertinente ao dinheiro esquecido do PIS/Pasep, não deixe de entrar em contato com o serviço do FGTS através dos números 4004-0141 ou 0800-104-0104.

Além disso, é possível conseguir mais informações a respeito do assunto através do próprio aplicativo do FGTS, to cando na aba “Ajuda”. Nela você pode encontrar dúvidas comuns e respostas oficiais para saná-las.

No demais, é importante destacar para sempre buscar informações atravpes de meios oficiais para evitar cair em golpes relacionados ao saque do valor, que podem ser aplicados por terceiros.

Confira também nosso conteúdo sobre o Auxílio Gás!